domingo, 15 de julho de 2012

Hermes, o jovem deus



Hermes é um dos deuses mais antigos da mitologia grega, cultuado desde o início da Grécia Antiga. Ele era considerado um deus da fertilidade, dos rebanhos, da magia, dos esportes, dos comerciantes, etc. Mas ele era ainda mais famoso por ser o mensageiro dos deuses, o deus dos ladrões, das estradas e viajantes.
            De acordo com a lenda, Hermes seria filho de Zeus com a ninfa Maia. Ele teria nascido em uma gruta na região da Arcádia e, no seu primeiro dia de vida, fugiu da gruta e das proteções de sua mãe para realizar um furto. Hermes roubou cinquenta vacas de seu irmão Apolo e fugiu. Ele sacrificou duas vacas em homenagem aos deuses (foi a partir disso que surgiram os sacrifícios) e retirou as tripas de mais algumas vacas para montar a primeira lira da história, um instrumento musical muito tocado entre os gregos. A lira era feita com o casco de uma tartaruga e com as tripas das vacas. Após esse feito, Hermes ficou conhecido como o deus dos ladrões e o inventor dos sacrifícios.
            Algum tempo depois, Apolo encontrou Hermes e quis castigá-lo por ter roubado suas vacas. No entanto, Hermes entregou sua lira a Apolo, como um pedido de desculpas, e o irmão o perdoou.
            Zeus assistiu tudo isso e percebeu que Hermes era muito perigoso para continuar vivendo na terra, pois provavelmente ele iria continuar praticando furtos. Então, Zeus resolveu chamar Hermes até o Olimpo e lhe incumbiu da missão de ser o mensageiro dos deuses, entregando-lhe sandálias com asas para que pudesse correr mais rápido que a velocidade do vento. Além disso, Hermes também passou a ser o responsável por acompanhar os mortos e conduzi-los até o mundo subterrâneo de Hades.
            Hermes é um deus que apresenta diversos “poderes”. Ele é considerado como o patrono da ginástica, das lutas e dos esportes. Por essa razão, havia várias estatuas dele em ginásios gregos. Mas um dos seus principais feitos foi a criação do fogo. Os gregos antigos acreditavam que foi Hermes quem acendeu a primeira fogueira e, por esse motivo, o consideravam o grande inventor do fogo.
            Por ser uma das figuras mitológicas mais antigas da Grécia, há inúmeras estátuas e templos dedicados a ele. A maior parte dos principais deuses costuma ser representada como seres idosos ou em idade adulta, geralmente usando barbas. No entanto, Hermes é sempre representado como um jovem, sem barba. Isso ocorre, provavelmente, porque ele realizou seus maiores feitos quando ainda era muito novo, logo após seu nascimento.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário