domingo, 2 de setembro de 2012

Apolo

Busto de Apolo


          Uma da doze divindade gregas do Olimpo, Apolo também conhecido como fedo (brilhante), é o deus da beleza, juventude e da luz, identificado como uma divindade solar. Filho de Zeus e da titã Latona (Leto), irmão gêmeo de Artêmis, deusa da caça e pai de Asclépio e Orfeu.

         Considerado um grande arqueiro, com um ano de idade seguiu e matou com flechadas a serpente Pitho que aterrorizava as pessoas, e também era inimiga de sua mãe, o seu arco disparava dardos mortais que matavam os homens com doenças ou então de uma forma súbita, em comemoração a morte da serpente instituiu os jogos Pithos, cujo o vencedor era coroado com uma coroa de louro. Fundou cidades, era um deus puro e justo que curava os doentes, venerado em templos/hospitais, onde curava varias doenças, principalmente através do sono.

         Uma história de amor não correspondida foi com Dafne, Apolo afirmou que suas flechas eram bem mais poderosas do que as do Cupido, o deus do amor o avisou que suas flechas eram mais poderosas e que podiam até mesmo o acertar, ele não quis acreditar, então Cupido acertou uma flecha com ponta de ouro no seu coração fazendo com que ele se apaixonasse pela moça Dafne, o Cupido para mostrar sua superioridade acertou uma flecha com a ponta de chumbo no Coração de Dafne, fazendo com que ela repudiasse Apolo e seu amor, a garota não aguentando mais a perseguição do deus, então pediu ao seu pai para transformá-la em um loureiro, seu pai Peneu atendeu o seu pedido.

         Outro momento marcante foi sua grande admiração por Jacinto, Apolo era próximo de Jacinto. Certo dia foram jogar discos, Apolo jogou o disco com muita força e precisão, Jacinto com vontade foi tentar pegar, mas Zéfiro (um dos deuses do vento) sentia inveja, pois Jacinto preferia Apolo. Então soprou o disco que acertou a testa de Jacinto com força. Logo Apolo foi ajudar, mas enquanto tentava reviver o amigo, nasceu um linda flor de sangue que escorreu da testa de Jacinto, essa flor recebeu o nome de Jacinto.




Fontes:

http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/MGApolo0.html

http://www.infoescola.com/mitologia-grega/apolo/

http://www.brasilescola.com/mitologia/apolo.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário