domingo, 2 de setembro de 2012

O Hades

          Terra dos mortos na mitologia grega, situado no mundo inferior, no subsolo da superfície terrestre, governado por Hades, é o lugar onde a alma dos mortos são enviadas, ao morrer elas são guiadas por Hermes para lá ternarem-se sombras. Antes de de chegar ao Hades, elas tinham que atravessar o rio Estige, pagando um óbolo para Caronte os transportar com sua balsa, ao chegar na outra margem se encontravam com Cérberos, um cão de guarda de três cabeças, dócil e gentil com os espíritos que chegavam, mas hostil com os que tentassem fugir.

         Em certas versões Hades seria o presidente do tribunal, e tomaria as decisões do que acontecia com as almas auxiliado por seus três juízes, já em outras ele raramente intervinha, em casos específicos, assim deixava cada um dos juízes com uma função fixa: Minos, tinha o voto decisivo, Éaco, julgava as almas europeias e Radamanto julgava as almas asiáticas. Os Juízes não eram deuses, eram humanos escolhidos por possuir forte senso de justiça.
          O Tártaro, parecido com o inferno da Mitologia cristã, era um lugar onde as almas malignas
eram enviadas para pagar por seus pecados, bom exemplo é o Sísifo, ladão e assassino condenado ralar uma pedra ladeira acima, quando ele esta perto do fim a pedra simplesmente desce ladeira abaixo o forçando a começar tudo de novo. O Tártaro era um poço úmido, frio e possuía tenebrosa escuridão.


      
          Já o Campos Elísios, o paraíso, um lugar onde os homens dignos repousam após a morte, rodeados por uma bela paisagem cheio de verde e belas flores, as almas tinham liberdade para dançar dia e noite, semelhante ao céu dos cristãos e muçulmanos. Lá apenas entravam as almas dos heróis, santos, sacerdotes poetas e deuses, pessoas que lá residiam tinham a oportunidade de regressar ao mundo dos vivos, coisa que poucos tinham como oportunidade.



Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário